quinta-feira, 14 de junho de 2007

PALAVRA DOS "TIOS": LUCIANO RIO


Ontem, falando com o "tio" Luciano Rio", membro do Capitulo "Guardiões de Mogi das Cruzes" nº 525, nos veio a idéia de criarmos em nosso Blog Regional - 12 OF NEWS - uma coluna destinada as mensagens e matérias enviadas pelos "Maçons", e que fazia parte da grade do Jornal "Estado DeMolay", idealizado pelo Capitulo "Juarez Neri Antonio Pereira" nº 204, isso, nos anos de 2001 / 2003, do qual ainda sentimos falta, mas que em breve terá uma reformulação, e estará de volta noticiando os fatos da Ordem DeMolay, e em especial da 12ª Região.

Como o tio "Luciano Rio" é um dos verdadeiros Soldados da Ordem DeMolay, atendendo a nosso pedido, nos brindou com uma maravilhosa mensagem, que para nós que o conhecemos, sabemos que estas palavras de orgulho e carinho, vem única e exclusivamente de seu coração.


"Caros Irmãos e Sobrinhos,

Quando de minha iniciação como Maçom, há algum tempo atrás, esperava encontrar na Ordem Maçônica algo que me fizesse sentir e ter a certeza de que com muito estudo e trabalho conseguiriamos ser os novos pedreiros de um mundo que necessitava e ainda necessita urgentemente de uma reconstrução moral, ética e social.
Muito aprendi e ainda estou aprendendo, contudo o que mais me fez feliz foi que encontrei na Ordem Maçônica os melhores prumos, níveis, compassos, massas e cinzéis que um bom pedreiro pode utilizar nesta reconstrução.
E todas estas ferramentas se encontram numa caixa, muito bem guardadas, cuidadas e iluminadas por sete velas que sob a Proteção de nosso Pai Celestial e a égide de uma linda Coroa da Juventude se chama Ordem DeMolay.
Creio meus caros que Frank Sherman Land ao criar a Ordem DeMolay não imaginava que estava nascendo ali uma escola que formaria os grandes e reais pedreiros da transformação deste nosso mundo cheio de imperfeições e problemas.
Ela é formada por jovens, jovens como outros jovens que conhecemos, porém com um diferencial muito importante, são jovens que se “importam”.
Se importam com o Amor Filial, tão desgastado em nossa sociedade;
Se importam com a Pureza, que hoje é considerada por muitos como uma bobagem;
Se importam em Reverenciar as Coisas Sagradas, tão esquecidas em nossa vida;
Se importam com o Pátriotismo, não aquele das Copas do Mundo mas um Patriotismo responsável;
Se importam com a Cortesia, coisa de que já nos esquecemos há tempos;
Se importam com a Fidelidade, qualidade que a muitos é considerada ultrapassada;
Se importam com o Companheirismo, tão sujeito a traições em nosso mundo.
Jovens que prezam e tem como baluartes a Liberdade Civil, Religiosa e Intelectual e que por preceito e exemplo preservam a boa conduta a que se comprometeram são sim jovens que serão os construtores de um novo mundo.
Vejo meus caros um grande e lindo Horizonte para nosso mundo, pois a Ordem DeMolay existe e em ela existindo não há como se perder totalmente a esperança de um mundo melhor pois os jovens que nela são formados são plenamente capazes e côncios de seus deveres para com a humanidade.
À justa Cavaleiros temos um mundo para reconstruir.
E nunca nos esqueçamos de que:

“Ninguém é melhor do que todos nós juntos”

De um Maçom sonhador e visionário, ou
Um Dom Quixote do século 21, ou melhor ainda,
Um DeMolay de coração, porém frustrado por não ter tido a oportunidade de ser iniciado nesta tão bela Ordem.


Por, tio "Luciano Vianna do Rio" - Grande Secretário de Entidades Paramaçônicas - GOSP
membro do Conselho Consultivo do Capitulo "Guardiões de Mogi das Cruzes" nº 525 - SCODB

Nenhum comentário: